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Alimentos para dormir melhor?

Quem não consegue colocar o sono em dia pode sofrer consequências tanto a curto como a longo prazo. E para corrigir isso, não basta simplesmente dormir mais, e sim dormir melhor. Alguns alimentos têm papel fundamental para que as noites de sono aconteçam mais tranquilamente. Entretanto, para introduzir alimentos que ajudem a dormir melhor em seu cardápio, é preciso uma reeducação com base em uma dieta mais equilibrada e saudável.

Para se ter uma noite de sono bem sucedida, alguns alimentos são peças-chave, como afirma a nutróloga Flávia Francelino, que aponta alimentos mais leves para que a digestão aconteça mais tranquilamente durante a noite.

“O segredo é ingerir alimentos mais pesados durante a manhã e diminuir o peso das refeições até o jantar, além de fazer a combinação de chás claros que são uma excelente forma de conseguir diminuir a tensão e o estresse do dia, voltar à calma e conseguir ter uma noite de sono tranquila”, afirma Flávia.

Evitar carboidratos, açúcares e bebidas com cafeína, a exemplo de café e chás pretos, além do consumo moderado de proteínas, como uma carne branca ao invés da carne bovina, são maneiras diferenciadas de controlar a alimentação ao anoitecer.

 

O que comer para não ter problemas para dormir?

Para que a última refeição não fique sem a fonte de proteínas, opções como frango, peixe, ou até mesmo peru, diminuem o trabalho do seu intestino durante a noite. Apostar em legumes também é uma excelente dica, por serem de baixo índice glicêmico, e segundo o site Natuelife, nos beneficiam de diferentes formas, como:

•  Bom funcionamento do intestino, pois são ricos em fibras

•  Podem ajudar na perda de peso

•  Favorecem o controle do diabetes

•  Prolongam a sensação de saciedade

•  Favorecem o controle da glicemia e da insulina

Alguns outros alimentos auxiliam a evitar os problemas para dormir, segundo a nutricionista Kelly Nunes, são aqueles ricos em triptofano. Este é um aminoácido que auxilia na produção de serotonina, e está associado com diversos alimentos com magnésio e as vitaminas do complexo B, importantes para um bom funcionamento energético do corpo e do humor.

O ideal é que se jante até três horas antes de dormir, assim ninguém sentirá fome durante a noite. “Em geral, se a pessoa realizar seu jantar às 20h30 e for dormir às 23h30, será suficiente, pois neste horário a digestão costuma ser um pouco mais lenta, do que durante o dia e não atrapalhará o sono”, explica Kelly.

E por que devemos priorizar o sono?

Dormir bem é fundamental para acordar descansado e manter as energias renovadas no dia seguinte, além de evitar problemas de saúde a curto e longo prazo. Enquanto dormimos, o metabolismo e os hormônios são regulados, acontece a recuperação dos músculos e fortalecimento da imunidade.

 

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